ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Império asteca


Império Pré-Colombiano

1325 – 1521 →

Bandeira

ContinenteAmérica do NorteCapitalTenochtitlanLíngua oficialNáuatleReligiãoReligião astecaGovernoMonarquiaTlatoani • 1376–1395Acamapichtli • 1520–1521CuauhtémocHistória • 13 de março de 1325 de 1325Tenochtitlan é fundada. • 13 de agosto de 1521 de 1521Conquista do Império AstecaMoedaVáriasOs povos astecas eram certos grupos étnicos da região central do atual México, em particular os grupos que falavam a língua náuatle e que dominaram grande parte da Mesoamérica entre os séculos XIV e XVI. As palavras em náuatle aztecatl (singular) e aztecah (plural) significam "povos de Aztlán", um lugar mitológico para a cultura de língua náuatle e mais tarde adotado como termo definidor da própria cultura. Muitas vezes o termo "asteca" refere-se exclusivamente aos povos astecas da cidade de Tenochtitlan (hoje o local da Cidade do México), que localizava-se em uma ilha no antigo lago Texcoco e que se referiam a si mesmos como Mexica Tenochca ou Cōlhuah Mexicas.

Às vezes o termo também inclui os habitantes das duas principais cidades-Estado aliadas de Tenochtitlan: Texcoco, dos acolhuas, e Tlacopan, dos tepanecas, que juntamente com os astecas formavam a Tríplice Aliança Asteca, que controlava o que é muitas vezes conhecido como Império Asteca. Em outros contextos, a palavra asteca pode referir-se a todas as várias cidades-Estados e seus povos, que partilhavam grande parte de sua história e traços culturais étnicos com os astecas e que muitas vezes também usavam o idioma náuatle como língua franca. Neste sentido, é possível falar de uma civilização asteca que inclui todos os padrões culturais particulares comuns para a maioria dos povos que habitaram o centro do México no fim do período pós-clássico.

A partir do século XIII, o Vale do México era o coração da civilização asteca: aqui a capital da Aliança Asteca, a cidade de Tenochtitlan, foi construída sobre ilhotas levantadas sobre o lago Texcoco. A Tríplice Aliança formava um império tributário que expandiu sua hegemonia política para além do Vale do México, conquistando outras cidades-Estado em toda a Mesoamérica. No seu auge, a cultura asteca teve tradições mitológicas e religiosas ricas e complexas, bem como atingiu notáveis ​​realizações arquitetônicas e artísticas. Em 1521, o espanhol Hernán Cortés, juntamente com um grande número de aliados nativos falantes da língua náuatle, conquistou Tenochtitlan e derrotou a Tríplice Aliança Asteca, então sob a liderança de Moctezuma II. Posteriormente, o espanhol fundou o novo assentamento da Cidade do México sobre o local das ruínas da antiga capital asteca, de onde prosseguiu com o processo de colonização da América Central.

A cultura e história asteca são conhecidas principalmente por meio de evidências arqueológicas encontradas em escavações, tais como a do famoso Templo Mayor na Cidade do México; códices de papel nativos; através de relatos de testemunhas oculares por conquistadores espanhóis, como Hernán Cortés e Bernal Díaz del Castillo; e, especialmente, a partir de descrições do século XVI e XVII de cultura e história asteca escritos por clérigos espanhóis e astecas alfabetizados na língua espanhola ou náuatle, como o famoso Códice Florentino, compilado pelo monge franciscano Bernardino de Sahagún com a ajuda de informantes astecas nativos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Império asteca

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Construindo um Imperio - Astecas - Dublado - HD 720p - Documentario


Grandes Civilizações-O Império Asteca-Parte 1 de 2


O IMPÉRIO ASTECA VÍDEO-AULA








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)