ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Impeachment de collor


O impeachment de Collor se desenvolveu ao redor do processo de impeachment contra o então presidente brasileiro Fernando Collor de Mello. O empresário Paulo César Farias, tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello e Itamar Franco nas eleições presidenciais brasileiras de 1989, foi a personalidade-chave que causou o primeiro processo de impeachment da América Latina, em 1992. O processo, antes de aprovado, fez com que o presidente renunciasse ao cargo em 29 de dezembro de 1992, deixando-o para seu vice Itamar Franco. Mesmo assim, os parlamentares reunidos em plenário para a votação do impeachment, decidiram que o presidente não poderia evitar o processo de cassação, pela apresentação tardia da carta de renúncia. Collor ficou inelegível durante 8 anos. Acusado por Pedro Collor de Mello, irmão do presidente, em matéria de capa da revista Veja, em 1992, Paulo César Farias seria o testa de ferro em diversos esquemas de corrupção divulgados de 1992 em diante.

Em valores atuais[quando?], o "esquema Paulo César" arrecadou, exclusivamente de empresários, o equivalente a US$ 8 milhões em dois anos e meio do governo Collor (1990-1992). Nenhuma destas contribuições teve qualquer ligação com benefício ao "cliente" de Paulo César por conta de favor prestado por Fernando Collor. O "esquema PC" movimentou mais de US$ 1 bilhão dos cofres públicos. Jamais apareceu qualquer prova de que PC Farias fosse ligado ao narcotráfico.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Impeachment de collor

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Resumo de História: FERNANDO COLLOR - governo e impeachment (Débora Aladim)


Impeachment do Collor


Câmara autoriza o processo de impeachment de Collor


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)