ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Illampu


O Illampu ou Nevado Illampu é um pico da cordilheira dos Andes localizado na Bolívia. Atinge os 6368 m de altitude, o que o torna na quarta montanha mais alta da Bolívia.

O Illampu fica na secção setentrional da Cordilheira Real, parte dos Andes, a leste do lago Titicaca. Fica a norte do pouco mais alto Janqu Uma, perto da localidade de Sorata. A Laguna Glaciar, no maciço Illampu-Janqu Uma, é o 17.º lago mais alto do mundo.

Apesar de ser mais baixo que o Janqu Uma, o Illampu é um pico mais íngreme, e mais difícil de escalar. De facto, tem a via normal mais difícil de todos os picos da Bolívia acima dos 6000 metros de altitude A rota mais fácil é pelo tergo sudoeste, e está classificada como AD (Bastante Difícil), com declives acima dos 65º. É acessível a partir de um campo no lado norte do massiço. Foi escalado pela primeira vez em 7 de junho de 1928 via esta rota, pelos alemães Hans Pfann, Alfred Horeschowsky e Hugo Hörtnagel e pelo austríaco Erwin Hein. Há outras rotas pelas vertentes sul e sudoeste.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Illampu

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Expedición Andes bolivianos - Illampu 2014 - Parte 1


Rumillajta illampu


Illampu Tempestad CASU 2011








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)