ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Ilhas selvagens


As Ilhas Selvagens são um subarquipélago do arquipélago da Madeira, Portugal, localizado no Oceano Atlântico. Administrativamente, fazem parte da freguesia da Sé, concelho do Funchal, Região Autónoma da Madeira. Situam-se a 165 quilómetros a norte da arquipélago espanhol das Canárias, a 250 quilómetros ao sul da cidade do Funchal (Madeira), a cerca de 250 quilómetros a oeste da costa africana, a cerca de 1000 quilómetros a sudoeste do continente europeu. As Selvagens são constituídas por duas ilhas principais e várias ilhotas, que, tal como quase todas as ilhas da Macaronésia, têm origem vulcânica. O arquipélago é um santuário para aves, é muito agreste e tem uma área total de 273 hectares.

Actualmente existem apenas dois habitantes permanentes na Selvagem Grande e dois semi-permanentes na Selvagem Pequena, guardas do Parque Natural da Madeira, sendo também visitada periodicamente por pessoal da Armada Portuguesa ao serviço da Direção de Faróis. Para além disso, a Selvagem Grande é habitada várias vezes por ano pela família Zino, do Funchal, que lá possui uma casa.

O Estado Espanhol tem insistido em que a delimitação da Zona Económica Exclusiva (200 milhas náuticas) se faça ignorando as Selvagens, ao considerá-las como rochas, enquanto que o Estado Português insiste na sua classificação como ilhas, ampliando assim a Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa.

Apesar de serem remotas e isoladas, as ilhas já receberam visitas oficiais de quatro presidentes da República Portuguesa, Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, sendo Cavaco Silva o primeiro presidente a pernoitar numa das ilhas (Selvagem Grande) na noite de 18 para 19 de Julho de 2013, actos de soberania que visaram reforçar a identidade e solidariedade nacionais e evidenciar o seu estatuto como reserva natural nacional. A Reserva Natural das Ilhas Selvagens (que integra o Parque Natural da Madeira) foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas reservas naturais de Portugal.

Neste sentido, a partir de 21 de agosto de 2016, dois elementos da Polícia Marítima de Portugal permanecem no território 24 horas por dia.

Em 2014 foi defendida em Portugal a primeira tese de doutoramento sobre as Ilhas Selvagens, na área de Políticas Públicas, dissertação intitulada "A importância das ilhas no quadro das políticas e do direito do mar – o caso das Selvagens", da autoria de Pedro Quartin Graça Simão José, professor auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Ilhas selvagens

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

DoCuMeNTáRio ► As ilhas Selvagens | Arquipélago da Madeira


Ilhas Selvagens 1ª Temporada Episódio 6 - Making of (FULL HD)


Ilhas Selvagens - Ilha do Tubarão HD








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)