ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Humphrey Davy


Humphry Davy (Penzance, 17 de dezembro de 1778 — Genebra, 29 de maio de 1829) foi um químico britânico. Seu nome é por vezes incorrectamente escrito Humphrey.

Davy tornou-se conhecido devido às suas experiências sobre a acção fisiológica de alguns gases, como o protóxido de azoto (ou óxido nitroso) - conhecido como gás hilariante. Em 1801 foi nomeado professor catedrático no Royal Institution da Grã-Bretanha e membro da Royal Society, que viria a presidir mais tarde.

Em 1800, Alessandro Volta apresentou a primeira pilha elétrica ou bateria. Davy usou esta bateria elétrica para separar sais em um processo hoje conhecido como eletrólise. Com muitas baterias em série ele foi capaz de separar o potássio e o sódio em 1807 e o cálcio, estrôncio, bário e magnésio em 1808. Também mostrou que o oxigênio não poderia ser obtido da substância conhecida como óxido-muriática ácida e provou ser a substância um elemento ao qual chamou de cloro. Também estudou as energias envolvidas na separação destes sais, que hoje constituem o campo da eletroquímica. Estudando os fenômenos elétricos, concluiu que as transformações químicas e elétricas são fenômenos conceitualmente distintos, porém produzidos pela mesma força: a atração e repulsão de cargas elétricas.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Humphrey Davy

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Sir Humphry Davy


THE MYSTERY OF MATTER: SEARCH FOR THE ELEMENTS | Davy's Greatest Failure | PBS


Fighting Firedamp - The Lamp that Saved 1,000 Lives








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)