ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Hipertireoidismo


Hipertiroidismo (português europeu) ou hipertireoidismo (português brasileiro) é a condição que ocorre quando existe produção excessiva de hormonas da tiroide pela glândula tiroide. Tirotoxicose é a condição que ocorre devido à presença excessiva de hormonas da tiroide qualquer que seja a causa, incluindo hipertiroidismo. No entanto, algumas publicações usam os termos indistintamente. Os sinais e sintomas variam entre pessoas e podem incluir irritabilidade, fraqueza muscular, problemas de sono, ritmo cardíaco acelerado, pouca tolerância ao calor, diarreia, aumento de voluma da tiroide e perda de peso. Os sintomas geralmente manifestam-se com menor intensidade em idosos e durante a gravidez. O oposto de hipertiroidismo é hipotiroidismo, que ocorre quando a tiroide não produz hormonas tiroideias em quantidade suficiente.

A doença de Graves é a causa de 50 a 80% dos casos de hipertiroidismo. Entre outras possíveis causas estão o bócio multinodular, adenoma tóxico, inflamação da tiroide, a ingestão excessiva de iodo, excesso de hormonas tiroideias sintéticas. e, ainda que pouco comum, adenomas da hipófise. O diagnóstico pode ser suspeitado com base nos sintomas e confirmado com análises ao sangue. Geralmente, os resultados das análises revelam hormona estimulante da tiroide (TSH) abaixo do normal e níveis elevados de T3 ou T4. A causa pode ser determinada com a ajuda da medição da absorção de iodo radioativo pela tiroide e pela presença de anticorpos da hormona estimulante da tiroide.

O tratamento depende em parte da causa e da gravidade da doença. Existem três principais opções de tratamento: radioiodoterapia, medicamentos e cirurgia à tiroide. A radioiodoterapia consiste na ingestão por via oral de iodo-131, que se concentra na tiroide e a vai destruindo ao longo de semanas ou meses. O hipotiroidismo que daí resulta é tratado com a administração de hormona tiroideia sintética. Os medicamentos como os betabloqueadores podem controlar os sintomas, enquanto os antitiroideos como o metimazol permitem aliviar os sintomas enquanto outros tratamentos não fazem efeito. A opção de remoção cirúrgica da tiroide pode ser considerada em casos de tiroides muito aumentadas ou quando existe um risco acrescido de cancro. O hipertiroidismo pode resultar numa complicação rara denominada tempestade tiroideia, na qual um evento como uma infeção provoca o agravamento dis sintomas, como confusão e hipertermia, e muitas vezes a morte.

Nos Estados Unidos, o hipertiroidismo afeta cerca de 1,2% da população. A doença é entre duas a dez vezes mais comum entre mulheres do que homens. Aparece geralmente entre os 20 e os 50 anos de idade, e é mais comum entre pessoas com mais de 60 anos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Hipertireoidismo

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Semana Internacional da Tireoide | Hipertireoidismo | IMEB


Hipertireoidismo | Principais Sintomas


Hipertireoidismo e nódulos na tireóide








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)