ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Hipérion


Hiperião ou Hipérion (em grego: Ὑπερίων, transl.: Hyperíōn), na mitologia grega, é um dos titãs, filhos de Urano e Gaia. Por uma outra versão, atribuída por Diodoro Sículo aos cretenses, os titãs eram filhos de um dos curetes com Titeia, e o nome titãs deriva da sua mãe.

Da sua união com sua irmã Teia nasceram Eos, Hélio e Selene. Segundo a interpretação de Diodoro Sículo,[nota 1] Hiperião foi o primeiro a estudar o movimento do Sol, da Lua e das estrelas, e foi, por isto, chamado de pai destes astros.

Ainda segundo Diodoro, a lenda dos atlantes sobre a origem dos deuses não é muito diferente das lendas gregas. Por esta lenda, Urano foi seu primeiro rei, e teve quarenta e cinco filhos de diversas esposas, sendo dezoito de sua esposa Titeia. Titeia, depois de morta, foi deificada como Gaia. Basileia, a filha mais velha de Urano, sucedeu seu pai quando este morreu e foi deificado. Ela era virgem, mas desejando ter herdeiros, casou com seu irmão Hiperião. Basileia e Hiperião tiveram dois filhos, Hélio e Selene, porém os irmãos de Basileia conspiraram e assassinaram Hiperião, e afogaram Hélio, que ainda era uma criança, no rio Erídano. Selene se suicidou, jogando-se de uma rocha. Basileia teve uma visão, na qual Hélio dizia para ela não lamentar a morte dos filhos, pois os titãs receberiam uma punição adequada, e ele havia se tornado o Sol e sua irmã a Lua. Segundo Newton, a origem destas lendas atlantes foram os sacerdotes do Egito; ele identifica Hiperião com Osíris, Hélio com Hórus, Selene com Bubaste,[16] e o rio onde Hélio foi afogado com o rio Nilo.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Hipérion

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Hipérion ‎– Hipérion Rise (FULL ALBUM)


Hiperion - Masters of the night


Hipérion - Chapolin Tank | Legend of Glory #16








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)