ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Hérnia incisional


Hérnia é o deslocamento de partes do organismo através de orifícios nas paredes fibrosas (fáscias) que separam diferentes cavidades e camadas no corpo, como tórax, abdômen ou camadas de gordura e músculo. Pode ser natural ou adquirida, e forma uma saliência/protuberância muitas vezes visível e dolorosa.

Os órgãos são mantidos no lugar por aponeuroses, músculos e pele, com algumas áreas fechadas por ossos. Quando, por qualquer motivo, ocorre um enfraquecimento dessas paredes, com a formação de um orifício na parte muscular ou aponeurótica, as estruturas que estão dentro da cavidade podem deslizar pelo orifício, chamado de hiato ou túnel.

O corpo também possui alguns hiatos naturais que podem sofrer herniação, como o hiato esofagiano.

O tamanho do orifício (chamado de anel) é muito importante: caso o anel deste orifício seja largo o bastante para entrar e sair o intestino, por exemplo no caso da hérnia inguinal, ele causará apenas desconforto ao paciente. Caso o anel seja pequeno, corre-se o risco da alça intestinal entrar e não conseguir sair, trancando sua circulação sanguínea (estrangulamento).

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Hérnia incisional

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

operação hernia incisional 01


Hérnia incisional - Por Dr. Fabio Atui - 02/10/2015


Incisional Hernia


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)