ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Hegeliana


O hegelianismo é uma corrente filosófica despor Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão e um dos primeiros pensadores a se preocupar com a “modernidade” como base dos estudos sociológicos. Pode ser sintetizado pela frase do próprio filósofo: "o racional por si só é real", que significa que a realidade é capaz de ser expressada em categorias reais. O objetivo de Hegel era reduzir a realidade a uma unidade sintética dentro de um sistema denominado idealismo transcendental.

Hegel, no início do século XIX, criticou todas as concepções anteriores de filosofia como sendo sem vida, tendenciosas e não históricas. Hegel afirmava que a filosofia está sempre enraizada na História, embora sempre persiga uma concepção de realidade como um todo em evolução, em que cada parte é animada por todas as outras.

Hegel foi um filósofo abstratamente idealista, consciencialista. Para este insigne, a natureza/realidade externa é puramente imaginária, um produto simplesmente da consciência.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Hegeliana

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Dialética Hegeliana | Prof. Ronaldo Bastos


Hegel: La filosofía hegeliana - Filosofía - Educatina


Los tres momentos de la dialéctica hegeliana


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)