ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


HDMI


TipoConector Digital de Áudio/VídeoHistória de produçãoProjetadoDezembro de 2002Produzido2003EspecificaçõesHot pluggableSimExternoSimSinal de áudioPCM, DVD-Audio, Super Audio CD, Dolby TrueHD, DTS-HD Master AudioSinal de vídeo480i, 480p, 576i, 576p, 720p, 1080i, 1080p, 2160pBanda10.2 Gbps a 340 Mpixels/sPinos19PinagemTipo A (Fêmea) HDMIPino 1TMDS Data2+Pino 2TMDS Data2 Data ShieldPino 3TMDS Data2–Pino 4TMDS Data1+Pino 5TMDS Data1 Data ShieldPino 6TMDS Data1–Pino 7TMDS Data0+Pino 8TMDS Data0 Data ShieldPino 9TMDS Data0–Pino 10TMDS Clock+Pino 11TMDS Clock Data ShieldPino 12TMDS Clock–Pino 13CECPino 14Reservado, HEC data - (Opcional, 1.4+ com canal Ethernet)Pino 15SCL(DDC)Pino 16SDA(DDC)Pino 17DDC/CEC GroundPino 18+5V PowerPino 19Hot Plug Detect, HEC data + (Opcional, 1.4+ com canal Ethernet)High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é uma interface condutiva totalmente digital de áudio e vídeo capaz de transmitir dados não comprimidos, representando, por isso, uma alternativa melhorada aos padrões analógicos, tais como: Radio Frequência, Cabo coaxial, vídeo composto, S-Video, SCART, vídeo componente, Terminal D , e VGA. O HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio/vídeo digital - como Blu-ray, leitor de DVD, computador, consoles de videogame, Amplificadores Áudio/Vídeo , set-top box - para qualquer dispositivo de som ou vídeo digital, como monitor de computador e TV digital.

O HDMI suporta através de um único cabo qualquer formato de vídeo TV ou PC, incluindo resoluções padrão (480i/p, 576i/p), alta definição(720p, 1080i/p) e na especificação 1.4, 4k x 2k (2160p), e até 8 canais de áudio digital, sendo o sinal (áudio/vídeo) codificado em TDMS (Transition Minimized Differential Signaling) para transmissão digital não comprimida através do cabo HDMI, de acordo com a norma do Consumer Electronics Control. O HDMI é também compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) um sistema anti-pirataria.

Os Leitores de DVD convencionais possuem, normalmente, apenas saídas analógicas de vídeo e áudio SCART e/ou Phono que são ligadas a um monitor/televisor. Estas saídas passam por conversores AD/DA que limitam a resposta em frequência e introduzem erros de quantificação que degradam a imagem. Para que essas limitações sejam eliminadas utiliza-se então a transmissão digital, denominada por HDMI (High Definition Multimidia Interface), do Leitor DVD para monitor/televisor.

Normalmente os leitores de DVD com conexão HDMI possuem também a função Up-Scaling, que permite que a partir de uma resolução padrão, por exemplo, um disco comercial de DVD com 480i/p, seja possível obter um sinal de vídeo com resolução de 720p, 1080i ou 1080p. Isso é possível devido a interpolação (estimativa de pixeis que existiriam se a restituição da imagem fosse completa) realizada entre os pixeis encadeados da imagem de 480 pixels. Obviamente a estimativa não é exacta e portanto o que se obtém como resultado final não é uma imagem de alta definição, mas sim algo pouco melhor que os leitores de DVD convencionais fornecem sem a função Up-Scaling. Obviamente, não adianta ter um leitor de DVD com função Up-Scaling para uma alta resolução se o painel do monitor/televisor tiver uma resolução padrão; nestes casos haverá uma operação de Up-Conversion, de por exemplo 480i/p para 1080p seguida de uma de Down-Conversion de 1080p para 480p, para que o sinal de vídeo possa excitar adequadamente os píxeis do monitor/televisor.

A mais recente geração de Leitores de discos óticos - o Leitor BluRay reproduz uma imagem de alta definição, sem recurso a Up-Scaling, a partir de um disco com alta densidade de informação. Este enorme fluxo de informação tem no interface HDMI o meio ideal para a sua propagação e, por conseguinte, todos os aparelhos recentes de áudio/vídeo vêm equipados com este conector. Estes Leitores, à semelhança de anteriores versões, mantêm a compatibilidade de suportes ou seja continuam capazes de ler DVD de definição standard sendo capazes inclusive de realizar o processamento Up-Conversion com os mesmos.

Em 2015 está em teste uma tecnologia que promete trazer para o mercado o HDMI wireless (sem fio). Assim, aparelhos como TV e celulares poderão se conectar com computadores sem a necessidade de um fio.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de HDMI

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Bones - HDMI


What is HDMI? - Tech Terms


How to Connect Laptop to TV using HDMI - Easy & Fun








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)