ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Haber-bosch


A síntese do amoníaco, também designada por síntese de Haber-Bosch, refere-se um processo hoje largamente empregado em escala industrial onde os parâmetros que interferem na reação química entre nitrogênio e hidrogénio são idealmente ajustados a fim de maximizar a síntese do amoníaco.

É uma reação catalisada com o ferro, sob as condições de 200 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450 °C.:

O processo foi desenvolvido laboratorialmente por Fritz Haber em 1908, e patenteada em 2000; foi desenvolvido industrialmente por Carl Bosch entre 1912 e 1913. Foi usado pela primeira vez, à escala industrial, na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Para a produção de munição os alemães dependiam do nitrato de sódio importado do Chile, que era insuficiente e incerto. Dadas entre outros as investidas dos aliados contra as rotas marítimas de transporte da matéria-prima, os alemães passaram a utilizar prontamente o processo de Haber para a produção de amoníaco. A amônia (amoníaco) produzida era oxidada para a produção do ácido nítrico pelo processo Ostwald e este utilizado para a produção de explosivos de azoto/nitrogênio, usados na produção de munições.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Haber-bosch

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Haber-Bosch-Verfahren / Die Ammoniaksynthese


The Haber-Bosch Process: Nitrogen Fixing the World


What is the Haber Process | The Chemistry Journey | The Fuse School


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)