ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Guarda-metas


O goleiro (português brasileiro) ou guarda-redes (português europeu) (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil, e quíper/keeper, em Portugal) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.

A sua função é evitar o gol (português brasileiro) ou golo (português europeu), evitando que o clube adversário marque pontos. Justamente por ser a sua função diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas. Enquanto os demais jogadores são proibidos, na maioria dos desportos, de utilizar alguma(s) parte(s) do corpo, este pode utilizar de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário atinja o gol. Mas essa permissão é restrita a uma área delimitada em torno da trave.

O guarda-redes no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre no gol da sua equipe. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza (conhecida como Grande área), e tem um tempo específico para segurar a bola nas mãos de 6 segundos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Guarda-metas

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

VIDEO ANALISIS PARA GUARDAMETAS- Primer episodio: El uso de las manos


Vive el entrenamiento de los guardametas como si fueses uno de ellos


Disfruta con los "vuelos" de los guardametas Sub-19








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)