ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Gotinga


Gotinga (em alemão: Göttingen; em baixo-alemão: Chöttingen) é uma cidade universitária da Alemanha, no estado de Baixa Saxônia (Niedersachsen), junto ao Rio Leine e situada a poucos quilómetros do Centro Geográfico da Alemanha. Devido à presença da Universidade de Gotinga (Georg-August-Universität), a maior e mais antiga Universidade da Baixa Saxónia, e de outros Institutos, a vida na cidade está fortemente ligada à Educação e Ciência, sendo que cerca de 20% dos seus habitabtes são estudantes e muitos outros estão directa ou indirectamente ligados à Universidade.

Quarenta e seis Prêmio Nobel ensinaram ou estudaram em Gotinga até ao ano de 2015. A cidade abriga igualmente a biblioteca da Baixa Saxônia, bem como vários Institutos de Max Planck (Max-Planck-Institut - MPI) e uma das sete Academias de Ciências (Akademie der Wissenschaften) da Alemanha .

A primeira menção atestada da povoação, chamada «Gutingi» na época, data de 953 num acordo entre Oto I e o monastério de Magdeburgo. Em 1230 recebe Carta de Foral (Stadtrechte), que lhe concede o estatuto de cidade (no contexto alemão medieval). Nesta época, a cidade é uma próspera praça comercial, particularmente após 1351, data de sua entrada na Liga hanseática. Em 1387, os burgueses são tão poderosos que destroem o palácio ducal em revolta. Em 1547, no entanto, sua sorte muda com o fracasso da Liga de Esmalcalda, da qual Gotinga fazia parte desde 1531 — liga reunida em torno de Martinho Lutero pelos príncipes protestantes contra Carlos V. A Guerra dos Trinta Anos faz a cidade perder sua importância, que renasce em 1737, quando o Príncipe-eleitor de Hanôver, Jorge II da Grã-Bretanha, inaugura a universidade. Em 1739 segue-se a fundação do Jardim Botânico de Gotinga.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Gotinga

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Gotinga. La criatura (Stop-motion, playmobil)


Ruta de los Cuentos. Hamelín y Gotinga


Gotinga, Escuela de Enfermería








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)