ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Glicosaminoglicanas


Glicosaminoglicanos, também chamados glucosaminaglicanos ou glicosaminoglicanas são polímeros lineares longos, não flexíveis e com cadeias não ramificadas, e têm como base unidades dissacarídicas repetidas. Um dos monossacarídios que compõem os dissacarídeos é sempre a N-acetilglicosamina ou a N-acetilgalactosamina. Outro monossacarídeo é, na maioria dos casos, um ácido urônico.

As unidades dissacarídicas são formadas por uma hexosamina (açúcar de 6 carbonos com grupo amina, como a N-acetilglicosamina) ligada a um monossacarídeo não nitrogenado (em geral um ácido urônico).

São componentes fundamentais na Matriz extracelular, nos tecidos conectivos, cumprindo várias funções. Todos possuem abundância de grupos aniônicos, o que lhes proporciona grande afinidade com a união de íons como sódio e água, o que condiciona sua grande capacidade higroscópica, e tendem a ocupar grande volume. Estes glicoconjugados participam em numerosas funções celulares, além de oferecer um meio pericelular hidratado. Formam géis com poros de tamanho variável, que atuam como filtros que regulam a passagem de moléculas através do espaço extracelular; fixam fatores tróficos, permitem a formação de gradientes de moléculas quimiotáticas, e absorvem moléculas-sinal para uma diversidade de funções celulares, bloqueiam e estimulam ou guiam a migração e dispersão celular através da MEC.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Glicosaminoglicanas

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Bioquímica: Aula 16 - Carboidratos - Glicosaminoglicanos


Aula 12: Histologia -Tecido Conjuntivo ( Tudo mastigado para você)


Carboidratos - Compostos Orgânicos - Prof. Paulo Jubilut








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)