ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Giovanni Martinelli


Giovanni Martinelli (Montagnana, 22 de outubro de 1885 — 2 de fevereiro de 1969) foi um tenor italiano, associado com o repertório de tenor italiano lírico-dramático, entretanto também fez performances de óperas francesas. Martinelli foi um dos mais famosos tenores do século XX, tendo uma longa carreira no Metropolitan Opera em Nova Iorque.

Depois de servir como clarinetista em uma banda militar, Martinelli estudou com Giuseppe Mandolini em Milão e fez sua estreia profissional no Teatro Dal Verme, como Ernani, em 1910. O papel de Dick Johnson em La Fanciulla del West tornou-se seu passaporte. Fez sua estreia em Roma, com condução de Toscanini, Brescia, Nápoles, Gênova, tudo em 1911 e em Montecarlo e La Scala em 1912. Sua estreia no Royal Opera House, Covent Garden aconteceu com o papel de Cavaradossi, na ópera Tosca em 1913. No mesmo ano fez sua estreia nos Estados Unidos, na Filadélfia. No dia 25 de abril de 1913, fez a primeira representação mundial de Panurge, de Jules Massenet no Théâtre de la Gaîté em Paris.

A sua estreia no Metropolitan Opera aconteceu em 20 de novembro de 1913, como Rodolfo, em La Bohème, onde continuou sendo o principal cantor da companhia durante 32 temporadas, cantando 926 vezes em 36 papéis diferentes, na maioria deles como Radamés em Aida, Otello, da ópera homônima, Manrico em Il Trovatore, Don Carlo em La Forza del Destino, Calaf em Turandot e Dick Johnson em La Fanciulla del West. E encenou também LAfricaine, Norma, Pagliacci, Guiglelmo Tell, La Juive, La Gioconda, Carmen, entre tantas óperas.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Giovanni Martinelli

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Giovanni Martinelli - Che Gelida Manina (1926)


Giovanni Martinelli - Celeste Aida - 1929 Vitaphone [CORRECT PITCH]


Giovanni Martinelli - Vesti la giubba - Pagliacci








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)