ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Genéricos


Créditos (português brasileiro) ou genéricos (português europeu) referem-se geralmente à indicação das pessoas e instituições participantes de uma produção audiovisual (atores, produtores, realizador, argumentista (roteirista), autor da trilha sonora, técnicos, fornecedores etc.). Porém, o termo, a princípio aplicado apenas a filmes, teve o seu uso expandido não apenas para programas de televisão e demais produtos audiovisuais mas também para outras formas de colaboração criativa.[nota 1]

No cinema, inicialmente os créditos continham apenas uma listagem de atores, exibida logo após o título do filme. Mas, à medida que certos atores e realizadores começaram a atingir o estatuto de estrelas, os seus nomes começaram a aparecer antes do título. Com o passar do tempo, os genéricos adquiriram uma elaboração gráfica e estética excepcional, evoluindo a ponto de, muitas vezes, transformar-se em um minifilme. Alguns são considerados pequenas obras de arte, a exemplo do que ocorreu com A Pantera Cor-de-Rosa ou os filmes de James Bond. Hoje em dia, os genéricos adquiriram grande importância, tendo-se tornado uma forma de arte e sendo inclusive objecto de estudos académicos.

À medida que a indústria cinematográfica se foi desenvolvendo, com o aprofundamento da divisão do trabalho e a crescente especialização, adotou-se o costume de creditar, além dos atores, também os principais técnicos e colaboradores artísticos do filme. Questões sindicais também fizeram com que determinados grupos de trabalhadores passassem a ter créditos obrigatórios. Na década de 1950, alguns filmes tinham equipes tão numerosas que passaram a dividir os créditos em duas partes, deixando apenas os principais membros da equipe no início, e a grande maioria nos "créditos finais". Em Hollywood, esta divisão tornou-se padrão nos anos 1970.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Genéricos

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Diferença de medicamentos genéricos, similares e de marca


Antes e Depois da Lei #10 - Lei dos Genéricos


O FENÔMENO DOS GTA'S GENÉRICOS








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)