ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Firz


O Firz ou Firzan é uma peça de xadrez empregada no xatranje, antecessor do jogo de xadrez que movimenta-se em uma casa na direção diagonal e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária. Devido a característica de seu movimento, assim como o Bispo e o Elefante, tem a deficiência da fraqueza da cor onde seu movimento fica limitado a cor da casa de onde inicia a partida. A peça foi substituída pelo Fers por volta do século XII na Europa.

O Firz era o antecessor da Dama no xatranje de origem árabe, sendo denominado com o significado de conselheiro. No século X, o xadrez chegou à Europa trazido pelos árabes e no poema Versus de Scachis (c.997) é feita a primeira menção da Dama, descrita em latim como Regina (Rainha), com o movimento idêntico ao do Firz. O Libro de los juegos (1283) contém uma descrição detalhada do Firz, que na Espanha foi transliterado para Alfferza. Esta peça provém do árabe Al-firzan, que significa vizir sendo o alfferza conceitualizado como um porta-bandeira (Alfferz). Porém a figura foi passada à forma feminina, o que causou confusão sobre o gênero da peça retratado de forma abstrata nos conjuntos árabes da época.

No início de uma partida, cada jogador tem um firz disposto em d1 para as brancas e d8 para as negras. Seu movimento é oblíquo, movimentando-se uma casa na diagonal, ocupando o lugar da peça adversária no tabuleiro.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Firz

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

FIRZ NA CAPTURE #5 "SAD FACE"


King Firz: Battlefield 4 Conquest Gameplay


[TEST] Intro FirZ Team - By FoXe76 (After Effect)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)