ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Erosão marinha


Erosão Marinha, mais adequadamente definida por Erosão Costeira, é um processo que ocorre ao longo da linha de costa, atingindo promontórios, costões rochosos, falésias e praias (erosão praial) (SOUZA, et al. 2005). Resumidamente, é a erosão provocada pela ação das águas do mar, que atuam sobre os materiais do litoral (linha de costa) modificando-os através da sua ação química e da sua ação mecânica.

A erosão costeira é um processo natural decorrente de um balanço sedimentar negativo. Entretanto, quando esta se torna severa e perdura por longo período ao longo de toda a praia ou trechos dela, ameaçando áreas de interesse socioeconômico e ecológico, deve merecer atenção de cientistas e autoridades, pois o processo de erosão passa a configurar uma área de perigo e/ou risco.

Podem ser consideradas áreas com problemas de erosão aquelas que apresentam, pelo menos, uma das seguintes características: a) altas taxas de erosão ou erosão significativa recente; b) taxas de erosão baixa ou moderada, em praias com estreita faixa de areia e localizadas em áreas altamente urbanizadas; e c) praias reconstruídas artificialmente e que seguem um cronograma de manutenção (SOUZA, et al. 2005, apud CLARK, 1993). Poder-se-ia serem incluídas também as praias que já possuem obras de proteção ou contenção de erosão.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Erosão marinha

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

CN Notícias: Geólogo explica Erosão Marinha em Sergipe


Erosão Marinha - Península de Maraú - BA P1140195


Erosão maritima


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)