ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Eritema infeccioso


O Eritema Infeccioso, também conhecido como Quinta Doença, é uma doença infecciosa causada por um vírus denominado parvovírus B19, através do contato entre as pessoas pela respiração, tosse, espirro e secreções infectadas. É mais comum nas crianças, podendo ocorrer também em adultos. A principal característica é uma erupção cutânea que começa nas bochechas e se espalha pelos membros inferiores e pelo tronco. Em alguns casos a erupção é muito leve, quase imperceptível. Sinais como a febre são mais raros que a erupção acompanhada de dor de cabeça, dor de garganta e coceira. A maioria dos casos curam sozinhos após cerca de uma semana. Somente 10% das mulheres grávidas que contraem a doença apresentam complicações com o feto. Durante o período de incubação do vírus, normalmente 14 dias, a pessoa infectada pode disseminar o vírus para outras não causando qualquer sintoma até o aparecimento da vermelhidão nas bochechas. Após o aparecimento da erupção, não há mais risco de contágio. Não há vacina e nenhuma terapia relacionadas com a causa.

A designação de Quinta Doença tem origem histórica (século XIX), pois corresponderia ao que se acreditava ser na época a 5ª doença exantemática (pele com pintas provocadas por uma situação infeciosa) a ser clinicamente reconhecida, após sarampo, escarlatina, rubéola e a "doença de Dukes", esta última não tendo sido confirmada posteriormente.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Eritema infeccioso

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Eritema infeccioso | Atención del niño


ERITEMA INFECCIOSO - RINGO BYOU


Parvovirus B19








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)