ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Equinócio de outono


Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).

No referencial da Terra, o Sol move-se ao longo do ano sobre a Eclíptica, que estende-se sobre as 13 constelações que formam o Zodíaco. Entre o plano eclíptico e o plano equatorial celeste há um ângulo esférico de 23,5 graus aproximadamente, e estes planos interceptam-se definindo uma reta. Esta reta intercepta a esfera celeste em dois pontos. Em definição equivalente, o equinócio corresponde ao momento em que o Sol, em sua trajetória ao longo do Zodíaco, encontra-se sobre um dos pontos definidos pela interseção entre o plano eclíptico, o plano equatorial terrestre e a esfera celeste.

O equinócio ocorre duas vezes no ano, em março e em setembro. No equinócio ambos os hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo Sol.

O ponto do céu que o Sol ocupa no equinócio de março define o ponto vernal. Devido à precessão dos equinócios, a localização do ponto vernal ao longo dos milênios não é fixa, e define era astronômica. Atualmente encontramo-nos na Era de Peixes; ou seja, em dias atuais o ponto vernal localiza-se na constelação dos peixes. No equinócio de setembro o Sol localiza-se na constelação da virgem.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Equinócio de outono

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

O que é o equinócio de outono?


Energias do Equinócio de Outono


O que é o equinócio de outono?








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)