ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Epítetos


Epíteto (em grego antigo: ἐπίθετ-ος, ον , transl.: epítheton – trad.: “acrescido, posto ao lado”) é um substantivo, adjetivo ou expressão que se associa a um nome para qualificá-lo. Pode ser aplicado a pessoas, divindades, objetos ou, na taxonomia dos seres vivos, para designar a espécie de um vegetal ou animal.

Na épica, os epítetos homéricos podem substituir o nome de uma personagem, por antonomásia. Na Ilíada, por exemplo, Aquiles é muitas vezes referido apenas pelos seus epítetos ("o Filho de Tétis", "o de Pés Ligeiros", "o Melhor dos Aqueus" etc.). O mesmo recurso é usado nas canções de gesta: no Cantar de Mío Cid, Rodrigo Díaz de Vivar (El Cid) é "o que em boa hora cingiu espada". Ainda na literatura, Dom Quixote é o "Cavaleiro de Triste Figura".

Também personagens históricas podem ser referidas por seus epítetos, como acontece de forma abundante com monarcas e militares, embora o mesmo fenômeno ocorra em outros casos como:

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Epítetos

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Epítetos - Lengua - Educatina


Explicación De Que Es El Epíteto


Reporte Semanal - Los epítetos del Comandante








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)