ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Energia quântica


Formulação matemática

IntroduçãoMecânica clássicaAntiga teoria quânticaInterferência · Notação Bra-ketHamiltonianoConceitos fundamentaisEstado quântico · Função de ondaSuperposição · Emaranhamento· IncertezaExclusão · DualidadeDecoerência · Teorema de Ehrenfest · Tunelamento

ExperiênciasExperiência de dupla fendaExperimento de Davisson–GermerExperimento de Stern-GerlachExperiência da desigualdade de BellExperiência de PopperGato de SchrödingerProblema de Elitzur-VaidmanBorracha quânticaRepresentaçõesRepresentação de SchrödingerRepresentação de HeisenbergRepresentação de DiracMecânica matricialIntegração funcionalEquaçõesEquação de SchrödingerEquação de PauliEquação de Klein–GordonEquação de DiracInterpretaçõesCopenhague · ConjuntaTeoria das variáveis ocultas · TransacionalMuitos mundos · Histórias consistentesLógica quântica · Interpretação de BohmTópicos avançadosTeoria quântica de camposGravitação quânticaTeoria de tudoCientistas* Bell* Blackett* Bogolyubov* Bohm* Bohr* Bardeen* Born* Bose* de Broglie* Compton* Cooper* Dirac* Davisson * Duarte* Ehrenfest* Einstein* Everett* Feynman* Hertz* Heisenberg* Jordan* Klitzing* Kusch* Kramers* von Neumann* Pauli* Lamb* Laue* Laughlin* Moseley* Millikan* Onnes* Planck* Raman* Richardson* Rydberg* Schrödinger* Störmer* Shockley* Schrieffer* Shull* Sommerfeld* Thomson* Tsui* Ward* Wien* Wigner* Zeeman* Zeilinger* Zurekver • editarA mecânica quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos.

A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala.

Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos como a super fluidez e a supercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno, é a chamada constante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de ação.

A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Energia quântica

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Afinal, o que é energia Quântica?


Mecânica Quântica | O Poder do Pensamento | HD Brasil


TRAILER INTRODUÇÃO MEDICINA QUÂNTICA - DR. LAIR RIBEIRO








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)