ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Efeito tyndall


O efeito Tyndall é o efeito óptico da dispersão da luz pelas partículas coloidais, abordado no ramo da Físico-Química. Os sistemas coloidais são dispersões nas quais suas partículas têm tamanho médio entre 1 nm e 1.000 nm. O efeito Tyndall foi descoberto pelo físico irlandês John Tyndall (02 de agosto de 1820 - 04 de dezembro de 1893) , que, em uma de suas experiências, percebeu a transmissão de um feixe de luz num meio contendo partículas em suspensão: Tyndall observou que uma sala cheia de fumo ou poeira tornava visível um feixe de luz que entrasse pela janela.

O Efeito Tyndall ocorre quando há o espalhamento da luz pelas partículas em suspensão. Neste caso, é possível visualizar o trajeto que a luz faz, pois estas partículas, ao espalhar os raios luminosos, atuam como fontes luminosas secundárias. Assim, as partículas "emprestam" energia da onda eletromagnética à medida que ela se propaga pelo meio e, então, emitem esta energia dentro de um ângulo sólido, cujo vértice é cada partícula.

Se o meio for tratado como contínuo, as inomogeneidades ópticas do meio são responsáveis pelo espalhamento de luz do efeito Tyndall. Neste caso, é como se o meio fosse caracterizado por um índice de refração variável e o "tamanho" das regiões nas quais o espalhamento ocorre é determinado pelas distâncias onde o índice de refração varia significativamente. Do ponto de vista físico, é como se o espalhamento de luz fosse apenas a difração da onda luminosa pelas inomogeneidades do meio. (MATVEEV,1990)

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Efeito tyndall

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Efeito Tyndall


Efeito Tyndall


Efeito de Tyndall / Tyndall effect








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)