ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Dolce stil nuovo


Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde junho de 2014).Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2014).Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.A introdução deste artigo não fornece contexto suficiente àqueles que não são familiares ao assunto (desde junho de 2014)Você pode melhorar o artigo reescrevendo a introdução de uma forma mais clara.Com a expressão toscana Dolce stil novo ou Dolce stil nuovo ("Doce estilo novo”), Francesco de Sanctis denominou no século XIX um grupo de poetas italianos da segunda metade do século XIII, integrado por Guido Guinizelli, Guido Cavalcanti, Dante Alighieri, Lapo Gianni, Cino da Pistoia, Guianni Alfani e Dino Frescobaldi.

“O Stil Nuovo tem a particularidade de que sua inspiração religiosa não unicamente mística, mas sim que é subjetivista em grau máximo. [...] Esta mentalidade, que lembra as correntes místicas, neoplatônica e averroístas, é, no mínimo, uma profunda sublimação das doutrinas eclesiásticas, é algo autônomo que em todo caso pode ter um lugar no seio da Igreja, mas que, não obstante, se encontra já nos limites da heterodoxia é. E, de fato, alguns membros daquele círculo eram considerados livres pensadores.” — Erich Auerbach.A expressão Dolce stil novo provem da Divina Comédia de Dante, especificamente do Purgatório, canto XXIV, v 57, («Di qua dal dolce stil novo ch i odo») e é daí que o poeta florentino Bonagiunta da Lucca assim denomina a obra de Dante, em contraposição à lírica trovadoresca.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Dolce stil nuovo

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Cos'è il Dolce Stil Novo - [Appunti Video]


Il dolce stil novo


Il Dolce Stil Novo.


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)