ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Distribuição linux


Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Janeiro de 2009).Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.Captura de ecrã da distribuição Linux Mint 14, com a interface CinnamonUma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) baseado no núcleo Linux, que inclui também um conjunto de software varíavel, um sistema gestor de pacotes e um repositório. Numa típica distribuição Linux, a maior parte do software é livre e de código aberto, estando disponível na forma de pacotes compilados previamente (binários), e de código-fonte. São mantidas por indivíduos como Patrick Volkerding, comunidades e projetos, como o Debian ou o Gentoo. Também podem ser mantidas por grupos e organizações, tais como a Red Hat, a Canonical, e a Suse. Os utilizadores de Linux normalmente obtêm o seu sistema operativo descarregando uma das várias distribuições disponíveis, que estão prontas para instalar e utilizar em dispositivos como computadores domésticos, portáteis, servidores, telemóveis e outros. Quase todas as distribuições linux são semelhantes ao sistema Unix. Uma excepção é a distribuição Android, que não inclui interface de linha de comandos nem software para distribuições linux.

Uma Distribuição Linux é composta por uma coleção de aplicativos mais o kernel (núcleo) do sistema operacional.O Linux, na realidade, é apenas o nome do kernel do sistema operacional. Isto significa que todas as distribuições usam o mesmo kernel, mas podem acoplar diversos aplicativos de acordo com o objetivo do seu mantenedor.O Linux é um sistema operacional "Unix-like", ou seja, tem comportamento similar ao do sistema operacional Unix (multi-tarefa e multiusuário).Uma distribuição Linux pode ser comercial ou não comercial. No primeiro caso, o usuário paga pelo sistema e recebe suporte técnico. No segundo caso, não há qualquer cobrança pelo uso do sistema, basta o usuário fazer o download na Internet. Como não há suporte técnico, o usuário deverá tentar resolver os problemas que ocorrerem através das listas de discussão da correspondente distribuição.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Distribuição linux

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

O que é Linux? - Conheça as principais distribuições! | Diolinux


COMO ESCOLHER A MELHOR DISTRIBUIÇÃO LINUX PARA O SEU USO


Tudo sobre as Distribuições LINUX qual distro escolher exemplos ranking distrowatch








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)