ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Detergente líquido


Os detergentes são substâncias surfactantes com propriedades anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido.

A palavra detergente procede do latim detergens/detergentis, particípio ativo de detergere, que significa limpar. Em medicina se entende por detergente, limpar uma úlcera ou ferida, e se denominam detersórios as substâncias empregadas para tal finalidade. Isto significa que podem qualificar-se como detergentes substâncias tão dispares como a saliva, o sabão ou a gasolina, dependendo em que superfícies são aplicadas.

Na prática diária se entende como detergente apenas as substâncias como sabões e similares, que emulsificam as gorduras ou matérias orgânicas devido a propriedade de suas moléculas possuírem uma parte hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma parte lipófila (que é hidrófoba). Esta propriedade é obtida ao oxidar um ácido graxo de cadeia longa como, por exemplo, palmítico, esteárico ou oleico com uma base alcalina, frequentemente de sódio, potássio ou cálcio. Este processo é denominado saponificação. O extremo da molécula que contém o ácido graxo é lipófilo, e o que contém o átomo alcalino.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Detergente líquido

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Detergente Líquido - Todo es tan fantástico como el cartel de una farmacia


Como Fazer 'DETERGENTE LIQUIDO CASEIRO' Em Casa Bem Fácil


Como Fazer DETERGENTE CASEIRO - 12 lts com menos de R$ 10,00 Com Fran Adorno








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)