ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Deístas


O deísmo é uma posição filosófica naturalista que acredita na criação do universo por uma inteligência superior (que pode ser Deus, ou não), através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em vez dos elementos comuns das religiões teístas como a revelação direta, ou tradição.

Retrato de John Locke, 1689, por Herman Verelst, National Portrait Gallery, em Londres. John Locke outro defensor do deísmo.A existência de um Criador ou Organizador do Universo (comparável ao Demiurgo do filósofo grego Platão), é a primeira causa da filosofia deísta. Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.

Deístas, podem acreditar que as ideologias religiosas devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência. Assim, um dos princípios fundamentais desta posição é baseada na consolidação de que algo criou o universo físico, mas não interfere nele de maneira evidente como sugerem as religiões teístas. O deísmo não acredita na existência de um deus providencialista. Também não tomam posição sobre o que é esse ser criador, e nem tem como principio, encontra-lo. O deísmo nega revelações divinas, contrariamente ao fideísmo encontrado em muitos ensinamentos do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, que afirma que a religião depende da revelação das escrituras ou o testemunho de outras pessoas.

Os deístas tipicamente também rejeitam eventos sobrenaturais, isso por que a razão não aceitaria tais ideias (milagres, profecias, etc.), não aceitando como uma verdade racional. Sobre as religiões organizadas que usam revelações divinas e livros sagrados, a maioria dos deístas interpretam-nas como invenção de outros seres humanos, e não como fontes de autoridade, mas podem aceitá-las como inspiração moral e ética. Os deístas dizem que o maior presente do universo para a humanidade não é a religião, mas "a capacidade de raciocinar".

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Deístas

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Deístas Famosos da História


Deísmo, Princípios Deístas.


O que é deísmo? Ser deísta,não é ser ateu!








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)