ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Dagda


O deus supremo do panteão celta, o pai do todo, parece ser (mas em certas regiões e épocas sua consorte Danu parece ocupar essa posição). O Dagda é uma figura paternal, senhor da ciência integral, protetor da tribo e o deus "básico" do qual outros deuses masculinos seriam apenas variantes. Deuses célticos são entidades não muito específicas e talvez devam ser vistos mais como preferências de cada clã do que como um panteão formal. O órgão genital ereto do Dagda era um sinal de poder, fertilidade e de proteção. Dagda também é conhecido como o guerreiro guardião celta no celtismo e no druidismo ele aparece com características do poder da caça, fertilidade, sexualidade, da renovação, sabedoria, magia, regeneração, inspiração,vida, morte, renascimento e da extrema beleza. Contos irlandeses descrevem Dagda como uma figura de força imensa, armado de uma clava e associado a um caldeirão (o Caldeirão de Sangue, que continha diversas propriedades mágicas).É um aspecto paternal do deus, possuia uma harpa de carvalho vivo, que ao ser tocada tinha o poder de mudar as estações.

Ao contrário do que muitos pensam, os deuses celtas se distanciam muito dos deuses gregos e de outras vertentes; no início, estes deuses não passavam de meros humanos, pessoas comuns, de vidas comuns e hábitos comuns. Dagda por sua vez, foi um dos primeiros a se tornar uma divindade; alguns o citam como o primeiro deus celta. Dagda pode ser considerado o patrono do panteão celta, assim como rei dos deuses (assim como Zeus e Odin). Ele deu origem aos outros deuses, onde muitos são netos, filhos e a relação familiar se distribui ao longo das gerações como Brigit, Angus,Ogma, Midir, Bodb, vermelho e Lugh. Ele possui uma filha, Danna; ela então decidiu continuar a hereditariedade divina e assim se originou a tribo que leva o mesmo nome da deusa. Dagda então se tornou um "juíz", o qual prezava apenas o que despertasse o lado bom do ser humano, o que lhe deu o título de "o Bom".

Atributos divinos: Proteção, dos guerreiros, do conhecimento, da magia, do fogo, administrava a profecia, o tempo, a reencarnação, as artes em geral (principalmente a música), as iniciações (mágicas), a prosperidade, sabedoria e abundância.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Dagda

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Shin Megami Tensei IV: Apocalypse - Meeting Dagda


Shin Megami Tensei IV: Apocalypse - Boss: Dagda (Apocalypse Mode)


Shin Megami Tensei IV: Apocalypse - Part 2 - Dagda








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)