ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Custo unitário básico


CUB (Custo Unitário Básico) é um indicador monetário que mostra o custo básico para a construção civil. Seu objetivo básico é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos do setor da construção civil.

No dia 16 de dezembro de 1964, com a publicação da lei nº 4.591 (art.54), o sindicato da Indústria da Construção Civil de cada estado Brasileiro(SINDUSCON) passou a calcular e publicar, até o dia 5 de cada mês, as diversas especificações do Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção .

Chega-se a ele através da pesquisa dos preços de diferentes insumos empregados na construção. No Brasil, a cesta utilizada é composta de quarenta produtos, cinco categorias profissionais e um equipamento. Mudando-se a proporção de participação de cada um desses componentes, são obtidos os CUB`s específicos dos diferentes tipos de construção - industrial, comercial e residencial. Por exemplo, na área residencial é calculado um CUB específico de acordo com o número dormitórios da construção e a classe do imóvel.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Custo unitário básico

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

O Que é CUB? E Como Utilizá-lo p/ Investir Na Construção? | Custo Unitário Básico


Exercício sobre Custo Unitário Básico (CUB); noções de custos e lucros


Entendendo o CUB na Construção de Casas








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)