ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


CRIL


IC 17 - Auto-estradas de PortugalNome: Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL)Traçado actual: Algés - SacavémTraçado previsto: Algés - SacavémTráfego Médio Diário: {{{TMD}}}ano: {{{TMD_ano}}}IC 1721Cruza com:Concessionário:Regime: A 1 ,  A 5 , A 8 ,  A 12 ,  A 16 ,  A 37 ,  A 40 ,  IP 7 , N 6, N 8, N 117Ascendi - Concessão Grande LisboaGratuitoTroço da IC17, em Lisboa, com 4 vias por faixa de rodagem.Mapa da Autoestrada A36A IC17 - CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa), é uma via rápida portuguesa que circunda a cidade de Lisboa nos seus limites terrestres, a norte e a oeste. É comparável ao Rodoanel Mário Covas (auto-estrada que circunda a cidade de São Paulo, no Brasil) e ao Grande Raccordo Anulare (auto-estrada que circunda Roma, em Itália). Liga Algés a Sacavém, numa extensão de 21 km e fecha um anel rodoviário em torno de Lisboa, também a sul, pelo seu seguimento contínuo com a Ponte Vasco da Gama e com a A12.

Esta via rápida tem como objectivo captar e escoar o trânsito ao longo de todo o perímetro do concelho de Lisboa. A IC17 tem maioritariamente um perfil transversal de 2x3 vias, embora em alguns troços tenha um máximo de 4 vias por faixa de rodagem. O limite de velocidade é de 90 km/h entre Algés e a Buraca, 70km/h, controlado através de radares, entre a Buraca e Alfornelos, 90km/h entre Alfornelos e a A8 (neste troço, partilha 600 metros com o início da A8), e de 90km/h entre a A8 e a Ponte Vasco da Gama (excepto no Túnel do Grilo, onde a velocidade máxima é 80km/h).

Contudo, esta via rápida tem tido diversos problemas tanto a nível geográfico (devido à geografia dos terrenos que cercam Lisboa), como a nível administrativo (devido aos empreendimentos que se situam à porta da cidade). É o caso do quilómetro 10 (900 m após o nó da Pontinha com o IC16) que atravessa os terrenos da Escola Profissional Agrícola D. Dinís. Se assim não fosse, a estrada teria de dar uma enorme curva que aumentaria muito mais o seu percurso, e teria de acabar com bairros habitacionais situados nas proximidades. Contudo, são duas estruturas totalmente independentes, pois o acesso entre terrenos na escola, faz-se por uma passagem superior, devidamente vedada, e a via rápida também possui vedações e barreiras bastante seguras na zona.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de CRIL

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

COMPAS VS CRIL PACHECO RAP SEMIFINAL


Dare cril #1


gopro Yamaha TZR 50 vs DT // ic17 cril


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)