ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Cornell Capa


Cornell Capa (10 de abril de 1918, Budapeste- 23 de maio de 2008, Nova Iorque) foi um fotógrafo americano, membro da Agência Magnum e o irmão mais novo do fotojornalista e fotógrafo de guerra, Robert Capa.

Nascido como Cornell Friedmann, Cornel Friedmann ou Kornel Friedmann em Budapeste, Hungria, em 10 de abril de 1918, ele era o filho mais novo de Dezso e Julia Berkovits Friedmann, um casal judeu que não praticava nenhuma religião. Seus pais eram donos de uma próspera alfaiataria onde Dezso era o chefe dos alfaiates. Em 1931, seu irmão Robert foi forçado a deixar o país por causa de atividades de estudante esquerdistas que tinham pegado a atenção de funcionários do ditador húngaro anti-semita, Miklós Horthy. Em 1935, seu irmão mais velho, Laszlo, morreu de febre reumática.

Em 1936, aos 18 anos de idade, Cornell foi para Paris para trabalhar com seu irmão Robert, um notável fotojornalista. Em 1937, Cornell Capa se mudou para Nova Iorque para trabalhar no darkroom da revista Life. Depois de servir na Força Aérea dos Estados Unidos, Capa se tornou fotógrafo para a Life em 1946. As muitas capas que Capa tirou para a revista incluem retratos da celebridade Jack Paar, da artista Grandma Moses e do ator Clark Gable.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Cornell Capa

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Inside New York's Art World: Cornell Capa


great photos cornell capa.mpg


Visions and Images: Cornell Capa and Burk Uzzle, 1981








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)