ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Consulado francês


O Consulado foi o regime político vigente na França revolucionária desde o golpe de estado de 18 de brumário do século VIII (9 de novembro de 1799), que pôs fim ao regime do Diretório (1795-1799), até o início do Primeiro Império, em 1804, quando Napoleão Bonaparte foi proclamado Imperador dos Franceses.

O governo era exercido por três cônsules - Jean Jacques Régis de Cambacérès, Charles-François Lebrun e Napoleão Bonaparte - embora a ascendência de Napoleão fosse indiscutível. Como Primeiro Cônsul, Bonaparte, estabeleceu-se como chefe de um governo mais conservador, autoritário, autocrático e centralizado, embora não se declarasse chefe de Estado. Apesar dessas características, as duradouras instituições criadas nesse período tornaram o Consulado um dos mais importantes períodos da história da França.

Durante o Consulado, Napoleão neutralizou a oposição interna. Fez um acordo com a Igreja - a Concordata de 1801 - , pelo qual reconhecia o catolicismo como a religião da maioria dos franceses. Os sacerdotes tornar-se-iam então uma espécie de funcionários públicos, remunerados pelo Estado, e, em troca, o Papa Pio VII renunciaria às terras da Igreja que haviam sido confiscadas pela Revolução.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Consulado francês

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

A Era Napoleônica: O Consulado - Extensivo História | Descomplica


Viagem Paris 2014 - Visto de Estudante - Campus France e Consulado Francês


Consulado Francês prestigia I Mostra de Cinema Francês em Teresina








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)