ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Cone sul


Cone Sul

  Regiões incluídas em todas as acepções.  Regiões geralmente incluídas, mas não sempre.  Regiões só excepcionalmente incluídas.Área7.372.685 km²População139.015.454 ( 2008 est.)Densidade22.9/km²Países4 ou 5Dependencies18Gentílicosul-americanoLínguasEspanhol, Português, Italiano e outrasFuso-horárioUTC até UTC -10:00Maioresaglomeraçõesurbanas(2005) São Paulo Santiago Buenos Aires Curitiba Porto Alegre Córdoba MontevideoCone Sul (em espanhol: Cono Sur) é uma região composta pelas zonas austrais da América do Sul, ao sul do Trópico de Capricórnio, formando uma espécie de grande península que define o sul do subcontinente. Geograficamente, o Cone Sul da América é a porção sul do continente americano, cuja forma se assemelha a de um triângulo escaleno.

Em sua classificação tradicional, a região é composta geopoliticamente por Argentina, Chile e Uruguai, e seu território ocupa uma área total de 3 712 454 km², limitado a norte por Bolívia, Brasil, Paraguai e Peru; a leste pelo Oceano Atlântico; a sul pelo Estreito de Drake, o ponto do continente mais próximo da Antártida) e a oeste pelo Oceano Pacífico. O Paraguai é às vezes incluído, devido a área geográfica da região e aspectos históricos e políticos, mas sua exclusão surge quando se consideram as suas características econômicas e sociais que o distinguem dos outros países da região.Em seu sentido mais amplo, em termos de semelhanças entre os países da área, incluiria Argentina, Chile, Uruguai e o sul do Brasil, composto pelos estados brasileiros do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A área total da área delimitada com a inclusão dessa região chegaria então a 4 290 283 km². Ocasionalmente, também inclui-se o estado brasileiro de São Paulo ao Cone Sul, devido a várias características em comum com os outros países da região, como proximidade, alta industrialização e urbanização e um grande PIB.A principal língua falada na região é o espanhol, devido à colonização espanhola do século XVI ao XIX; se incluir o Brasil, a língua mais falada seria o português. A alta expectativa de vida, o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina, o alto padrão de vida e a participação significativa nos mercados globais e as economias emergentes dos seus membros fazem o Cone Sul uma das mais prósperas macro-regiões da América Latina.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Cone sul

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Conferência dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul 2016


Pra Você Ver: 50 Anos de Ditadura no Cone Sul - 1/3


Ditaduras no Cone Sul: Operação Condor perseguiu e matou mais de 30 mil pessoas


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)