ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


COLINA


Comando de Libertação Nacional (COLINA) foi uma organização guerrilheira brasileira de extrema-esquerda, composta basicamente por estudantes universitários mineiros, que lutou contra a ditadura militar brasileira instalada em 1964, e que por meio da luta armada e de focos de guerrilha urbana e rural pretendia realizar uma revolução similar à Revolução Cubana no país. Teve origem em 1967 no estado de Minas Gerais a partir da fusão com outra organização de esquerda, POLOP, abraçando as ideias defendidas pela OLAS, executando, desde 1968, ações armadas urbanas para levantamento de recursos para guerrilha no campo. No COLINA havia a participação da atual presidente brasileira Dilma Rousseff, além de cinco sargentos do exército: João Lucas Alves, Severino Viana Colon, Valdivo de Almeida, José Alves da Silva e Roil de Noronha Soares. A partir de 1969, quando teve vários de seus militantes presos, ela deu origem à VAR-Palmares, com o apoio de ex-membros da VPR.

O COLINA ficou conhecido por se envolver em uma tentativa de assassinato do capitão boliviano Gary Prado, divulgado como o oficial que teria capturado e executado o líder da revolução cubana Che Guevara na Bolívia. Em 1 de julho de 1968, três integrantes da organização, João Lucas Alves, Severino Viana Colon e José Roberto Monteiro assassinaram a tiros um oficial no bairro da Gávea, acreditando ser o oficial boliviano, quando na verdade se tratava de um major do exército alemão, Edward Ernest Tito Otto Maximilian von Westernhagen. Amílcar Baiardi era o responsável por redigir o documento onde o COLINA assumiria o atentado caso os guerrilheiros não retornassem da missão com vida. Diante do equívoco, a organização não assumiu a autoria do atentado. Já em novembro daquele ano, João Lucas foi preso e torturado até a morte. Três meses mais tarde, foi a vez de Severino, que foi encontrado morto em sua cela sob alegação de suicídio. Valdivo de Almeida foi preso em 1970 e solto anos mais tarde.

Em caso de tortura, o grupo seguia seu manual, chamado "Comportamento do companheiro em caso de cair preso", que dizia, entre outras coisas:

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de COLINA

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Colina - Si tu te vas


Colina - Amandote


A Priceless Football Surprise with Collina



Colina


Morro, colina ou cerro é um acidente geográfico caracterizado por pequena elevação de terreno com decline suave.

A distinção entre um morro e uma montanha é pouco precisa e muito subjectiva. Considera-se em geral que um morro é mais baixo e menos abrupto que uma montanha, com um desnível de até cinquenta metros. Em algumas regiões do Brasil esse tipo de acidente geográfico também é chamado de serrote .

"Pico Alto" Lat. 23º1112" S - Long. 48º5147" W - alt.: 825m

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Colina

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Colina - Si tu te vas


Colina - Amandote


A Priceless Football Surprise with Collina








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)