ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Clímax


O clímax, numa narrativa, é o ponto alto de tensão do drama.

Na cultura clássica as análises ficcionais da narrativa focavam apenas o drama e o modelavam de acordo com a comédia (no sentido de um drama com final feliz), e tragédia (um drama com final triste). Muitas destas análises permanecem na narrativa moderna, incluindo a identificação do clímax, o que explica eventuais dificuldades em identificarmos o clímax numa história mais moderna.

Por definição o clímax ocorre a partir do desenvolvimento de um conflito, imediatamente antes do desfecho. É o momento mais perigoso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o mais delicado ponto do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá. Em O vermelho e o Negro, por exemplo, o clímax pode ser visto como o momento em que Julien descobre que a Sra. de Rênal escreveu uma carta ao Marquês de La Mole e, furioso, atira na mulher. As cenas seguintes serão o desfecho, a prisão, a condenação, a morte.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Clímax

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Usher - Climax


Climax - Maluma (Letra) sigueme en instagram: @victorrmarin


Reis Belico - Climax [Official Video]








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)