ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Classe alta


Classe alta ou "classe A" é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo além do razoável, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, é comum chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados; também sendo conhecida como classe dominante ou elite.

A classe alta está presente desde milênios passados apresentada como nobreza até hoje é comum esta ser a classe mais ligada a política e indústrias. Porém, hoje no mundo todo há pessoas sem estudos que chegam a essa elite por meio da fama, como é o caso de alguns actores, músicos, escritores, apresentadores, modelos e atletas. Essas pessoas são as chamadas socialites.

Considera-se no Brasil, como classe alta aquela família que tem uma renda mensal de no mínimo vinte salários mínimos, atualmente R$ 20.800, um critério profundamente questionável, uma vez que um casal de engenheiros assalariados consegue isso com tranquilidade. Estão nessa classe 70% da classe política e legislativa, do país, 40% dos professores universitários, 40% da classe judiciária, 30% dos descendentes de famílias nobres tradicionais, 20% dos empresários, 15% dos profissionais autônomos e 10% dos militares.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Classe alta

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

DESIGUALDADE NO BRASIL: Em SP, um idoso da classe A e outro da E trocam experiências de vida


Vizinhança Classe Média Alta/Alta de Fort Lauderdale, FL - USA


Matrix da Classe Média








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)