ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Clarice Orsini


Clarice Orsini (Monterotondo, c. 1453 - 30 de julho de 1488), foi a esposa de Lourenço de Médici e mãe do Papa Leão X. Filha de Jacopo (Giacomo) Orsini, Senhor de Monterotondo e de Bracciano e sua esposa Madalena Orsini. Nasceu nos Estados Pontifícios, ela é mais conhecida por ter sido mulher de Lourenço de Médici, de facto governante da República Florentina. Foi mãe do Papa Leão X.

Lourenço e Clarice casaram-se por procuração a 7 de fevereiro de 1469. O casamento foi arranjado pela mãe de Lourenço, Lucrezia Tornabuoni, que desejava que o seu filho mais velho se casasse com uma mulher da nobreza, a fim de melhorar o estatuto social dos Médici. O dote de Clarice foi de 6.000 florins. Clarice chegou a Florença a 4 de junho de 1469.

A sua popularidade era bastante débil devido à sua estrita personalidade religiosa que se encontrava em profundo contraste com os ideais humanistas da época. Contudo, Lourenço de Médici, tinha uma amante, Lucrezia Donati, a quem dedicaria os seu poemas. Dos nove filhos nascidos do casal, três haviam falecido na infância.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Clarice Orsini

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

►S&M | Clarice Orsini and Leonardo, Girolamo, Lorenzo, Alfonso, Carlo [Da Vinci's Demons]


Da Vinci's Demons - Lara Pulver Talks Clarice Orsini


Da Vinci's Demons | Leonardo da Vinci & Clarice Orsini








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)