ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Citicolina


Citicolina é um fármaco ativador e reconstituinte cerebral. Possui ação protetora do cérebro, estimula a produção de fosfolípidos e reduz o nível de ácidos gordos livres. É utilizada no envelhecimento neuronal, insuficiência vascular cerebral, sequelas de AVC e na melhora de performance de memória. Nas isquemias, como é um fármaco precursor da fosfatidilcolina, atua como um estabilizador da membrana neuronal, protegendo o local da separação da fosfatidilcolina de seus ácidos graxos livres, importantes na formação de radicais livres.

O fármaco é eliminado pela lactação e não é administrado em mulheres que amamentam. Em grávidas seu uso não está totalmente elucidado por falta de estudos clínicos. Nas hemorragias cerebrais intracranianas a dose limite corresponde a 600 mg/dia.

A citicolina aumenta o potencial de ação da L-dopa, sendo assim, os médicos avaliam cuidadosamente a prescrição deste medicamento quando o paciente faz tratamento com meclofenoxato e centrofenoxina.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Citicolina

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Que es la citicolina


Reseña Noopept con citicolina


Mira como me drogo, Somazina








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)