ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Chatral Rinpoche


Chatral Sangye Dorje Rinpoche, (18 de Junho 1913 – 31 de Dezembro 2015) também chamado de Sangye Dorje, foi um renomado mestre Dzogchen com mais de 100 anos de idade. Ele foi um yogi asceta conhecido por sua grande realização e estrita disciplina. Rinpoche foi um dos poucos discípulos vivos do insuperável mestre Khenpo Ngakchung e é amplamente aclamado como um dos mais realizados yogis dos ensinamentos Dzogchen.

Khenpo Ngakchgung realizou que Chatral Rinpoche era muito especial e o reconheceu como um de seus discípulos mais próximos afirmando que "a mente dele e a minha não são diferentes". Ele o abençoou com o nome "Chatral Sangye Dorje", que significa " Buda Indestrutível que abandonou todas as atividades mundanas".

A primeira vez que a perfeição de Chatral Rinpoche foi revelada aos outros foi numa grande cerimônia consumada no Monastério Kathok, assistida por vários eminentes lamas sentados em pomposos tronos. Chatral Rinpoche estava sentado nos fundos do monastério, numa simples almofada de meditação ao lado de centenas de monges. Durante a cerimônia, Khenpo Ngakchung afirmou:

Entre todos vocês que estão aqui hoje, há menos de dez pessoas que possuem um décimo de minha realização. Há menos de cinco que possuem metade de minha realização. Finalmente, há apenas uma única pessoa aqui cuja realização não é diferente da minha e ele é Chatral Sangye Dorje. Ele agora pode me representar, transmitir os ensinamentos e seus méritos são equivalentes aos meus.

A declaração causou grande agitação no templo. Após a cerimônia, pessoas vieram parabenizar Chatral Rinpoche. Imediatamente começaram as preparações para honrá-lo por seu novo status. Todavia, Rinpoche não se sentiu à vontade com tanto elogio e atenção e, no meio da noite, resolveu furtivamente deixar o templo com sua tenda para praticar sozinho em local ermo. No dia seguinte, encontraram o seu quarto vazio, sem qualquer indicação de onde teria ido. Mais uma vez, viveu de acordo com o significado de seu próprio nome, que significa "eremita".

Além de seu relacionamento com Khenpo Ngakchung, Chatral Rinpoche também estudou com alguns dos mais gabaritados mestres, incluindo Dudjom Rinpoche, Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö e a famosa dakini Sera Khandro.

Rinpoche é um dos detentores do Longchen Nyingthig, a linhagem que descende de Jigme Lingpa para Jigme Gyalwe Nyugu e daí para Patrul Rinpoche.

Rinpoche concentra suas atividades entre Salbhari, Índia e Kathmandu, Nepal. Ele tem duas filhas, Tara Devi e Saraswati com sua esposa Kamala.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Chatral Rinpoche

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Chatral Rinpoche Funeral


Chatral Rinpoche


His Holiness Chatral Rinpoche








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)