ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Célula procarionte


Procariontes, procariotas ou procariotos (originado do latim pro- primitivo e carionte - relativo à carioteca) são organismos unicelulares na sua vasta maioria e não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico.

Esta definição engloba todos os organismos dos domínios Bacteria e Archaea. Tais células possuem diversas outras diferenças se compararmos com as células eucarióticas. As células procarióticas não possuem a maior parte das organelas (o ribossomo é presente), seu DNA é cíclico, a fluidez de suas membranas são controladas apenas por fosfolipídios (e não por fosfolipídios e esteróis como em células eucarióticas), elas não se juntam formando organismos pluricelulares, já que não têm a capacidade de formar tecidos, etc.

Este nome tem origem grega onde karyon, significa núcleo, combinado com o prefixo pro-, que significa anterior. Células com um núcleo são chamadas eucariontes, onde o prefixo eu- significa bom ou verdadeiro. Em algumas células procarióticas observadas ao microscópio eletrônico foram observados vestígios nucleares pouco visíveis.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Célula procarionte

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Célula procarionte e eucarionte


Célula Procarionte


Células Eucariontes x Procariontes: Principais Diferenças


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)