ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Celorico da beira


Celorico da Beira é uma vila portuguesa, com cerca de 4 600 habitantes (2011) no seu perímetro urbano formado por 3 freguesias originais (São Pedro, Santa Maria e Casas do Soeiro) e mais 4 (Ratoeira, Forno Telheiro, Lajeosa do Mondego e Vila Boa do Mondego ) que se uniram à vila quando pelo seu crescimento o perímetro desta se alargou. Pertence ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte.

É sede de um município com 247,22 km² de área e 7 693 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Trancoso, a nordeste por Pinhel, a sueste pela Guarda, a sudoeste por Gouveia e a oeste por Fornos de Algodres.

A vila está localizada a 23 km da Guarda, 48 km de Viseu e 334 km de Lisboa. É também o concelho mais a norte da Serra da Estrela e, pela quantidade e qualidade de Queijo da Serra da Estrela (inigualável a qualquer outra localidade do país), é considerado Capital do Queijo Serra da Estrela.[carece de fontes?]

É seguido da Guarda e Seia, o 3.º núcleo urbano mais populoso do distrito, e a maior vila. No centro, com cerca de 2 700 habitantes, há uma densidade populacional de 1 015 hab/km². A população no concelho encontra-se distribuída da seguinte forma:

59% em Celorico da Beira (destes, 31% encontram-se no centro)41% nas restantes 15 pequenas freguesias e respectivas anexas, perfazendo mais de 40 localidades

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Celorico da beira

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

inspire-se em Celorico da Beira...


Marchas Escolares Infantis em Celorico da Beira 2016


A terra de Celorico da Beira








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)