ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Castanha-de-caju


O caju[nota 1] é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto.

O que entendemos popularmente como "caju" se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho. Foi nos restingais nordestinos onde a família do caju parece ter evoluído mais (talvez pelas condições de solo e umidade), vide que em outros biomas os seus primos evolutivos parecem ter uma forma mais acanhada lembrando até acerolas ácidas e azedas com castanha. Esse recurso natural era das maiores causas de guerras entre os Jês e os Tupis, pois durante a época do caju havia uma forte migração temporária da estepe para os restingais costeiros em busca da colheita (há registros de governadores neerlandeses que inclusive explicam a toponímia de muitos rios a partir de eventos relacionados com prisioneiros tapuias dos tupis oriundos de tais guerras nativas).

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Castanha-de-caju

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

7 benefícios da castanha de caju para a saúde


Vamos Pra Cozinha #16 | Farofa Castanha de Caju


Maionese de castanha de caju








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)