ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Casa rosada


Casa Rosada é a sede da presidência da republica argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país. Localizada em Buenos Aires, em frente à Praça de Maio (Plaza de Mayo) na Calle Balcarce 50, no distrito de Monserrat, liga a sede do Governo a outro importante marco histórico: a Praça do Congresso Nacional (Palácio do Congresso). Dessa localização na Praça de Maio é possível se observar o Obelisco da Avenida 9 de Julho e a Catedral Metropolitana. Em 1942 foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.

O edifício está localizado no que foi a Fortaleza Real de Don Juan Baltazar da Áustria, construída pelo governador Fernando Ortiz de Zárate em 1594, às margens do Rio da Prata. Serviu como sede para os governadores, em seguida, para os vice-reis do Vice-reinado do Rio de la Plata e depois os governos independentes desde 1810. A velha fortaleza foi demolida na década de 1850 para construir o edifício da Alfândega Nova. Sob a presidência de Domingo Faustino Sarmiento, o edifício foi pintado de rosa, que mantém até hoje. Há uma lenda que diz que a cor rosada é uma junção de vermelho e branco, cores-símbolo de dois partidos políticos.

Em 1937, o presidente Agustín Pedro Justo decidiu que o edifício seria completamente demolido para criar uma perspectiva a partir da Praça de Maio para o rio, e estender a Avenida de Maio até Puerto Madero. No início de 1938, começou a demolição do lado sul, em 17 metros. Mas em fevereiro do mesmo ano, tornou-se presidente Roberto Marcelino Ortiz, que decidiu interromper a demolição. No entanto, a ala sul nunca foi reconstruída.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Casa rosada

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

El presidente Mauricio Macri recibió a los campeones de la Copa Davis


Conferencia de Prensa de Marcos Peña y Rogelio Frigerio


El presidente Macri recorre una planta potabilizadora de agua en el Impenetrable chaqueño








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)