ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Casa dos contos


Casa dos Contos do Reino

OrganizaçãoAtribuiçõesAdministração das receitas e despesas públicasDependênciaCoroa de PortugalLocalizaçãoJurisdição territorial Reino de PortugalSedeLisboaHistóricoCriaçãoFinal do século XIIIExtinção22 de dezembro de 1761SucessorReal Erário Nota: Casa dos Contos redireciona para este artigo. Para o museu brasileiro, veja Museu Casa dos Contos.A Casa dos Contos foi o primeiro órgão de ordenação e fiscalização das receitas e despesas do Estado Português, reunindo todos os documentos respeitantes às receitas e despesas estatais, sobre as quais se pretendia um maior rigor, desenvolvendo uma missão semelhante à do seu sucessor moderno, o Tribunal de Contas.

As origens da Casa dos Contos remontam ao final do final do século XIII, tendo sido extinta e substituída pelo Erário Régio em 22 de Dezembro de 1761, por alvará da autoria de Sebastião José de Carvalho e Melo. No entanto, a expressão Contos permaneceu em uso popular para designar o fisco real.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Casa dos contos

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Primeira vez na casa de swing - 2 - Contos eróticos


TERRA DE MINAS - OURO PRETO ( A CASA DOS CONTOS)


Casa dos Contos de Ouro Preto








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)