ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Capilares sanguíneos


Os capilares sanguíneos, ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. Constituem a rede de distribuição e recolhimento do sangue nas células. Estes vasos estão em comunicação, por um lado, com ramificações originárias das artérias e, por outro, com as veias de menor dimensão. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo. Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glóbulos vermelhos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células, o epitélio. É nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases. Suas paredes são de tecido epitelial (Endotélio). Esses microvasos têm diâmetro entre 5 e 10 μm e conectam arteríolas e veias, possibilitam a troca de água, oxigênio, dióxido de carbono, vários outros nutrientes e resíduos químicos entre o sangue e tecidos ao seu redor.

O sangue flui do coração às artérias, que se ramificam e estreitam-se até formarem arteríolas, que se estreitam ainda mais e formam os capilares. Após o tecido ter sido perfundido, os capilares se unem e se espessam até formarem vênulas, que continuam se unindo e se espessando até formarem as veias, que levam o sangue de volta ao coração.

O "leito capilar" é a rede de capilares que alimenta um órgão. Quanto maior o metabolismo das células, maior a quantidade de capilares necessários para fornecer nutrientes e recolher os resíduos de alta tensao.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Capilares sanguíneos

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

LECCIÓN 6 CAPILARES SANGUÍNEOS


Capilares sanguíneos


Sistema Cardiovascular: Vasos Sanguíneos (Veias, Artérias e Capilares) | Anatomia e etc.








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)