ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Caleuche


O Caleuche é um mítico navio fantasma no folclore local e mitologia do arquipélago de Chiloé, no sul do Chile.

Segundo a lenda, o Caleuche é um grande navio fantasma que navega pelos mares em torno de Chiloé, à noite. Ele aparece como um navio à vela, sempre cheio de luzes e com sons de uma festa a bordo, mas rapidamente desaparece novamente escondendo submersa. Segundo a crença local, é tripulado pelos afogados, que são levadas ao navio por três figuras mitológicas chilotes: Pincoya, ajudada por seus irmãos, a Sirena chilota e o Pincoy. No Caleuche, os afogados revivem como tripulantes do navio fantasma, para viver uma nova existência de eterna felicidade.

De acordo com outra versão do mito, o Caleuche seria um ser criado e dotado de consciência, e seu comportamento maligno resultaria do desejo de vingança. Segundo essa versão, o Caleuche era, originalmente, apenas um navio fantasma, mas o poderoso Millalobo (um ser semelhante a um tritão, metade lobo marinho e metade humano) lhe outorga o dom da consciência e grandes poderes para que o Caleuche atue como lugar de permanência das almas dos que morrem no mar e que são resgatadas pelos filhos do Millalobo.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Caleuche

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

El Caleuche


CALEUCHE, EL LLAMADO DEL MAR (Trailer Oficial)


SALFATE El Caleuche Mitos & Leyedas 360p


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)