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BR 470


BR-101, BR-116, BR-285 e BR-282

A BR-470 é uma rodovia de ligação no Sul do Brasil. Seu projeto oficial contempla 472,3 km entre Navegantes (SC) e Camaquã (RS). Parte do trecho que corta o estado do Rio Grande do Sul está sob administração do governo estadual, foi denominada RSC-470 até que no dia 02/08/2013 o Ministério dos Transportes publicou no DOU a portaria 109, que federalizou o trecho.

É uma rodovia de pista simples, importante historicamente para a ligação do Planalto e do Oeste catarinense ao litoral. É a principal "artéria" do Vale do Itajaí e também uma das principais vias de acesso ao Porto de Itajaí e ao Aeroporto de Navegantes. Apresenta trechos sinuosos e mal-sinalizados no estado de Santa Catarina além de áreas não-pavimentadas ou inexistentes no Rio Grande do Sul. É excessivamente movimentada num trecho de aproximadamente 40 km entre Gaspar (bairro do Belchior), Blumenau (bairro do Tribess) e Indaial (SC), registrando-se a ocorrência diária de acidentes. O processo de possível duplicação encontra vários desafios de ordem burocrática e financeira. Também há riscos na subida e descida da Serra Geral, entre Pouso Redondo e o acesso a Otacílio Costa (SC), trecho conhecido como Serra da Santinha no qual muitos veículos já colidiriam ou tombaram devido à imprudência dos motoristas aliadas ou não às condições climáticas locais. No trecho que compreende Veranópolis e Bento Gonçalves (conhecido como Serra das Antas), há trânsito intenso de veículos lentos (caminhões carregados na maioria das vezes) que aliados aos poucos pontos de ultrapassagem e condições precárias do asfalto acabam por deixar o trânsito lento. Verifica-se também nesse trecho a ausência de acostamento, já que as poucas áreas de escape que existiam acabaram sendo utilizadas para construção de terceiras pistas, no intuito de desafogar um pouco o trânsito do local. Houve diversos protestos às margens da rodovia na cidade de Veranópolis e em Nova Prata, dentre alguns pontos, os manifestantes protestavam contra o abandono da estrada por parte do governo estadual (há pelo menos 10 anos). No dia 02/08/2013 o Ministério dos Transportes publicou no DOU a portaria 109, que federalizou o trecho que ainda pertencia ao governo do RSNo dia 17/03/2015 foi assinada a portaria que federaliza definitivamente a rodovia no RS. No trecho que passa pela cidade gaúcha de Montenegro, a partir do km 288,7 ela esta sobreposta a RSC 287 até o KM 291 no acesso ao Bairro 5 de Maio. Do Km 296 ao 321 ela não é pavimentada. Do Km 321 ao 339 ela e pavimentada até a travessia do Rio Jacuí. Após segue até Pantano Grande no entroncamento com a BR 290.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

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