ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Boias-frias


O boia-fria (português brasileiro) ou assalariado rural (português europeu) é o trabalhador que, expulso do campo, vai constituir uma massa de trabalhadores temporários (volantes) residindo nas periferias urbanas. Migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras, mas não possuem suas próprias terras. Podem ser considerados proletários rurais.

A associação do setor agropecuário ao industrial, orientado por medidas e políticas com vistas a um aumento da produção e atento às necessidades do mercado interno e externo, a partir da década de 60, legou ao trabalhador rural a herança da exclusão social e política, transfigurada em modernização agrícola. Dessa forma, o Estado, para não obstaculizar o crescimento da economia, implementa ações que resultam no desenvolvimento de relações capitalistas no campo.

Os boias-frias eram conduzidos sem segurança, geralmente nos carros de caminhões de casa até as plantações. Os locais variam de acordo com as épocas do ano e as épocas de colheita.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Boias-frias

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Os Bóias-frias


Globo Repórter: os bóias-frias - 14/06/1984


Boias-frias e o Acordo de Guariba após a greve de 1984








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)