ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


BMW V12 LMR


BMW V12 LMR foi um protótipo de Le Mans construído para competir na classe LMP de 1999 a 2000. O carro foi construído através de uma aliança entre a BMW Motorsport e WilliamsF1, e foi o sucessor do mal sucedido projeto BMW V12 LM de 1998. Ficou famoso, por ser o único protótipo LMP da BMW, a ser vencedor geral da 24 Horas de Le Mans.

Imediatamente após as 24 Horas de Le Mans de 1998 em que ambas as BMW V12 LMs não conseguiram terminar devido a problemas mecânicos e um ritmo lento causado pela ineficiência aerodinâmica, a BMW Motorsport tomou a decisão de reformular radicalmente o seu projeto de carros esportes a substituir rapidamente os LM V12 com um novo carro para 1999, o V12 LMR.

O V12 LMR manteria apenas as estruturas básicas da LM V12, enquanto os da carroçaria do carro foi refeita do zero. Os dutos de refrigeração, um grande problema na LM V12, foram transferidos para o topo do carro em vez de partir da parte inferior onde ele havia sofrido completa do calor ambiente. Entre as características de design mais radical foi a utilização de uma pequena rollhoop localizado a apenas atrás do banco do motorista, em vez de um rollhoop amplo que abrange todo o cockpit. Isso foi feito através da utilização de uma brecha nos regulamentos do ACO para protótipo de Le Mans. Isto permitiu menos arrasto, bem como menos obstrução para o ar para a asa traseira. Um total de quatro novos chassis foram construídos pela WilliamsF1, no Reino Unido.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de BMW V12 LMR

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

BMW V12 LMR Sound Circuit Zandvoort


BMW V12 LMR Pure Sound @ Goodwood FOS 2013


BMW’s Le Mans Legend: The V12 LMR








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)