ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Blastocisto


Blástula (do grego βλαστός (Blastos) que significa "broto") ou blastocisto (em mamíferos placentários) é uma esfera oca de células embrionárias, conhecidas como blastômeros, em torno de uma cavidade interna cheia de fluido chamada blastocele. É o nome dado ao segundo estágio de desenvolvimento de um embrião animal em embriologia. Pelo reino animal inteiro existem diversos tipos de clivagens e variedades embriônicas .

Logo após a fertilização, uma série de rápidas divisões mitóticas ocorrem no embrião , e cada uma dessas novas células menores é chamada de Blastômeros. Estes blastômeros primeiramente formam a mórula, um estágio anterior ao da blástula, que contém aproximadamente 8 células. Após um processo de compactação das células através de tight junction, uma cavidade interior à mórula se forma, chamada de blastocele; apenas quando esta se forma pode-se considerar o embrião em estado de blástula.

Durante o estágio de blástula estão presentes um ou dois tipos de células: os trofoblastos (em mamíferos placentários) e a massa interna celular, ou embrioblasto, que formará o embrião propriamente dito. O estágio que a procede é a Gástrula, onde após o processo de gastrulação, muito diverso em animais, são formado os três folhetos embrionários, a ectoderme, mais externo, a mesoderme e a endoderme, mais interna.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Blastocisto

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Embriologia formación Blastocisto


Embriologia - Clivagem e Formação do Blastocisto


DESARROLLO EMBRIONARIO - HASTA BLASTOCISTO








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)